sábado, 17 de agosto de 2013

BIOGRAFIA ÍRMÃ LAURA DE CARVALHO MARTINS


 
BIOGRAFIA ÍRMÃ LAURA DE CARVALHO MARTINS
Província Nossa Senhora da Anunciação Sul Brasileira
Nome Religioso: Irmã Bernarda (Comunidade Religiosa “ Nossa Senhora da Visitação das Filhas do Amor Divino do Cedere II) .                                      
Nascimento: 25-07-1940, em Cruz Alta, RS.
Falecimento: 07-03-1996, em Porto Alegre, RS.

O sonho do amor de Deus concretizou-se no casal Irma e Augusto Martins, dando-lhe sete filhos: Laura, José, Luiz, Isabel, Cecilia, Luiza e Teresinha.

Laura nasceu aos 25 de julho de 1940, dia do COLONO E MOTORISTA, celebração tríplice que lhe era muito importante e muito significativa. Sua família sempre lhe foi muito querida. Datas e celebrações importantes para ela também contavam com o apoio e presença da sua família.

Desde criança acalentava o desejo de ser Irmã. Quando saiu de casa trabalhou durante algum tempo no Seminário de Braga, onde conheceu as Filhas do Amor Divino e se certificou da sua vocação. Aos 29 de maio de 1959 ingressou no Juvenato, em Cerro Largo, RS. Dia 02 de fevereiro do ano seguinte foi admitida ao Noviciado; após dois anos fez a Profissão Religiosa e, em 1967 a Profissão Perpétua.

No dia 02 de fevereiro de 1962, a Ir. Laura foi para Santo Cristo trabalhar na Escola Imaculada Conceição como professora do Jardim da Infância. De 02 de fevereiro a novembro do ano seguinte, auxiliou a mestra do Juvenato, em Cerro Largo, sendo então transferida para a Casa de Saúde, em Uruguaiana, como Secretária. Aí permaneceu um ano voltando novamente para Santo Cristo onde exerceu o magistério e atendeu internas e juvenistas. No dia 25 de janeiro de 1968 foi chamada para trabalhar em Uruguaiana, na Creche, como Madre. Em fevereiro de 1973 foi para o Seminário de Braga,RS e permaneceu até fevereiro de 1975. Mais uma vez foi chamada para o Convento de Cerro Largo, a partir de julho assumiu o Juvenato até fevereiro de 1978. Braga novamente a chamava para 4 anos como Madre. Dali recebeu transferência para Campo Mourão, no Paraná, em fevereiro de 1982, ficando até agosto de 1985.
Com o assassinato de Irmã Adelaide Molinari, Irmã Laura sentiu-se interpelada por Deus para assumir a Frente Missionária no Pará, no lugar da mesma. Em 26 de agosto de 1985 em companhia da então Superiora Provincial - Irmã Beatriz Maria Engel e de Ir. Cecilia Dahmer, viajou a Curionópolis, Pará.
Transcrição de uma parte da carta escrita por Írmã Laura, um mês após sua estadia em Curionópoles, dirigida à Superiora Provincial:
“Na manhã do dia 15 de abril deste ano, ao receber a notícia da morte da nossa querida Ir. Adelaide no mesmo instante me veio o pensamento: alguém precisa ir no seu lugar (...) Este pensamento não me abandonou mais. Quando recebemos a Carta Circular da Madre Provincial pedindo que voluntárias se apresentassem, senti o apelo ainda com maior intensidade. Rezei durante uma semana pedindo que o Senhor me iluminasse e que Ir. Adelaide me desse força e coragem para superar os temores. Quando acabei de escrever dizendo que estava disposta para seguir a Marabá, senti um grande alívio dentro de mim. Senti-me tão leve como um pássaro voando bem alto. Pois é bem assim mesmo: Se Cristo nos chamou não foi para voos rasantes mas,  para conquistar sempre maior altura; para assumir os desafios; para dar o máximo na construção do Reino de Deus. Não é em vão que Ele nos inquieta; a messe é realmente grande (...) Aqui o Evangelho se faz vida e esperança; carne e realidade. Cada frase do Evangelho e Salmo recitado encontra ressonância. Oração e vida se entrelaçam constantemente. A Eucaristia é a força renovadora de todos os dias. A pobreza, a simplicidade, a fraternidade, a fé, a confiança em Deus se harmonizam e dão um toque especial a nossa Vida Consagrada. Estou feliz (...) Agradeço a Deus pela disposição e saúde que Ele me concedeu; rezo para ser fiel a esta tão grande graça a mim concedida (...) Rogo ao Senhor da Messe que mande mais operários e que muitas Filhas do Amor Divino sintam o apelo para os trabalhos missionários. Agradeço as orações (...) continuem unidas a nós (...) o apoio de vocês muito nos fortalece” (Curionópolis, PA, 26-09-1985 - Ir. Bernarda Martins).
 Ir. Laura permaneceu em Curionópolis até 1989. O que fez durante estes anos:  deu continuidade aos trabalhos iniciados pela Ir. Adelaide, inclusive a construção da Igreja no Km 02/PA 275, a Casa Paroquial e a Igreja de Curionópolis. Fez atendimento pastoral às Comunidades do interior, enfrentando longas e cansativas jornadas, a pé, de 15, 20 km ou mais, movida pelo amor ao anúncio da Palavra de Deus para os pobres.
Foi transferida para o CEDERE II - (Centro de Desenvolvimento Regional), Parauapebas, PA, hoje “Canaã dos Carajás”. Permaneceu até maio de 1995. Nessa região dedicou-se à educação e alteou esta bandeira com toda “garra” e energia. A pé, a cavalo, de moto ou bicicleta vencia as distâncias por beco, trilhas, água até os joelhos, lama, enfrentando o calor e todas dificuldades forte e corajosa, lá ia a Ir. Laura anunciando o Projeto de Jesus. Articulou as Escolas, promoveu a formação de profissionais da educação, teve acesso às autoridades competentes procurando interceder por esse povo. Nesse trabalho priorizou a educação da fé e a formação de lideranças. Sua trajetória na caminhada da comunidade Cedere II tanto no trabalho pessoal, religioso como educacional deu-se de forma muito tranquila porém com uma jornada árdua conseguiu destacar-se pelo seu grande esforço e dedicação.
No período de 27/03/1989 a 19/05/89 foi para o Paraná,  devido a grave enfermidade do seu pai e em 09/06/1989 retorna ao Pará.
          Em 24/06/89 veio integrar a comunidade como superiora, constituindo-se assim a comunidade Maria da Visitação e logo em seguida dia 26/ do mesmo mês ela e a irmã Águeda estudaram a ampliação da casa do Cedere II.
           No dia   25/07/89 em Curionópoles ela participou do encontro do Projeto Palavra Vida com todos os agentes de pastoral da Paróquia juntamente com os agentes leigos italianos: Paulo e Aurélio.
            Na educação em 02/08/89 assume a supervisão pedagógica do Colégio Municipal Tancredo Neves do 1º ao 5º ano no Cedero II. E em 11/08/89 pela primeira vez apresentou-se à secretaria de Educação de Parauapebas. No entanto no dia 15 deste mesmo mês devido a falta da professora do ginásio local, Irmã Laura se prontificou e assumiu  as aulas de redação e Ed. Artística nas 5ª, 6ª e 7ª séries para um total de aproximadamente 160 jovens.
            Preocupada com o acompanhamento pedagógico no dia 23 de outubro do mesmo ano acima citado, Írmã Laura e Madalena reuniram-se com a professora Januária Rodrigues Alves, os supervisores Irineu Dal, Pe. Ney e Francisco da Silva para fazer o planejamento escolar p/ o ano de 1990, onde foi realizado um esboço de uma cartilha de alfabetização.
            Em 24/01/1990 participou de uma reunião com o prefeito de Parauapebas Sr. Faisal Salmen e o secretário de educação Hernani Guimarães Teixeira onde apresentou o projeto de ( reciclagem) formação p/ professor do Cedere I e II, recebendo assim aprovação e ajuda de custo. Portanto em 02/02 Irmã Laura e irmã Madalena orientaram o curso de (reciclagem) formação de professor da área rural no Cedere I promovido pela Semed e teve como objetivo orientar os professores no trabalho do período preparatório e alfabetização dos alunos. 
           Em 27/02 Írmã  Laura foi para VS 44  avisar sobre as matrículas e (reciclagem) formação que seria realizado em 15 a 27/02 junto com a coordenadora do Ensino na Área Rural Januária  Rodrigues Alves e Profº Joaquim Costa Delegado Regional do Cedere II.
          Ao assumir a supervisão das escolas do Interior fez a primeira visita as mesmas percorrendo- as em seis dias. E consigo  levava os contracheques dos professores de Parauapebas para fazer a entrega e pagamento dos mesmos.
           Em 24/03/90 Írmã Laura inicia um curso de pós - graduação na área de educação ministrada pela Faculdade Integrada de São Gonçalo do Rio de Janeiro no Município de Redenção.
             Em1992 assumiu também a supervisão das Escolas Estaduais da Região especialmente da Escola Estadual de 1º Grau João Henrique dos Prazeres e suas extensões e da Escola estadual de 1º grau João Nelson dos Prazeres Henrique ( extensão da Escola estadual Euclydes Figueiredo).  
             As Escolas  Municipais supervisionadas pela irmã Laura foram: Escola Municipal  Maria de Lourdes Rodrigues do Córrego da União, Escola JK VS 58, Escola da VS 21 e da VP 20, Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves.
             Iniciou em 25/05/92 o curso de 2º Grau magistério em regime modular sistema especial – Projeto Gavião no qual ministrou a disciplina Fundamentos da Educação: Psicologia, Didática e Metodologia somando um total de 150 horas aulas o que contribuiu muito para a formação, conscientização e melhoria da qualidade de ensino dos professores.
           Em meados de maio de 1995, após alguns exames médicos, no Hospital “Celina Gonzalves”, em Marabá, PA, teve que ser cirurgiada imediatamente: Ooferectomia Bilateral. Os médicos extraíram um corpo estranho de aproximadamente 4 kg. enviado para Belém a fim de ser examinado. Após o resultado sugeriram à Ir. Laura que buscasse melhores recursos num centro maior. Nesta ocasião escreve aos professores da rede Municipal de Ensino:  “Estou partindo em busca de solução para minha saúde. Tudo aconteceu muito rápido. Como não é proibido sonhar, levo comigo o sonho e a esperança de voltar. Deus é quem sabe. Levo comigo a alegria do dever cumprido. Muitas vezes as pessoas diziam que eu trabalhava demais. Hoje eu sinto a satisfação de ter trabalhado intensamente por que o tempo é breve...”(Marabá, 21 de junho de 1995 - Ir. Laura).
Acompanhada pela Ir. Lourdes Follmann num vôo Marabá-Brasília-POA, a Ir. Chegou a Porto Alegre no dia 22 de junho de 1995. Após alguns exames internou-se no Hospital São Lucas da PUC/RS. E, no dia 01 de julho foi submetida a Histerectomia total e Omentectomia. No décimo dia de pós-operatório foi reintervida por Oclusão Intestinal em caráter emergencial.
O seu estado agravava-se sempre mais. Em julho, durante o Capítulo Geral, pensamos que Deus a chamaria para junto de Si. Mas, não tinha chegado a SUA HORA!  O povo do Pará, as Irmãs, amigos e familiares formaram uma grande corrente de orações. E, por um tempo, Deus lhe concedeu “o milagre da cura”, podendo retornar ao Pará para concluir aí a sua missão. Desejava-o ardentemente!
No dia em que lá chegou, em início de outubro de 1995, perto do CEDERE II no sopé do morro uma grande multidão a esperava e lhe dava as BOAS-VINDAS.  Alunos, professores, diretores, vigias, serventes, as Irmãs, pastores de outras religiões e amigos estavam aí para celebrar, ao ar livre, um culto Ecumênico de Ação de Graças.
Desprendida de si e movida por um grande amor à educação e aos pobres, de outubro de 1995 a janeiro de 1996 Ir. Laura procurou colocar “tudo em dia”. Visitou Escolas, reuniu e orientou o pessoal da educação e com eles projetou o ano de 1996 em termos educacionais.
Retornou a Porto Alegre no dia 27 de janeiro de 1996. Fez novamente uma série de exames e uma avaliação geral do seu estado de saúde, iniciando o tratamento de Quimioterapia. Sentia-se mal, tinha dores por todo o corpo. O organismo se debilitava sempre mais! Contudo, mostrava-se forte, serena no sofrimento e abandonada nas mãos de Deus.
Irmã Laura teve muitas visitas de Irmãs, familiares e amigos e outras formas de solidariedade - mensagens, telegramas, cartas, etc. No dia 26 de fevereiro houve uma Celebração Eucarística para celebrar a sua vida neste momento especial, presidida pelo Pe. Leoclides Dalla Nora, irmão de Ir. Adélia Dalla Nora,FDC na qual estavam presentes 27 Irmãs, FDC das Comunidades de Porto Alegre.
Na madrugada de 07 de março de 1996 na residência das Irmãs, no Hospital São Lucas da PUC/RS, pelas 4h45min o bom Deus, Nossa Senhora, São “Bernardo” e outros santos colheram esse  “Carvalho” transplantando-o silenciosamente para o bosque da eternidade.
Morreu como quis: rapidamente, sem dores e sem dar trabalho! No mesmo dia da sua morte, o seu corpo foi transladado para o Convento de Cerro Largo, em carro fúnebre em companhia de seis Irmãs FDC. Chegaram quase na hora marcada para a Missa, pelas 17h30min. Sete Sacerdotes celebraram a Eucaristia em presença de muitas Irmãs suas 4 manas, familiares e amigos.
Oxalá sua morte seja semente de novo impulso missionário nesse ano em que celebramos os 50 anos de morte de nossa Irmã Teresina Werner, primeira missionária FDC em terras do Brasil!
Irmã Laura interceda a Deus por nós!
Irmã Laura nós e o povo do Pará choramos a sua partida repetimos as suas palavras: “Somos felizes porque você viveu (...) tantos momentos importantes no meio de nós! Você colocou muito sentido em nossa vida. Muito obrigado por tudo (...). Deus lhe pague” (cf. carta de Ir. Laura do dia 21-06-1995 - Marabá).
Cerro Largo, 19 de março de 1996.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário